terça-feira, 28 de abril de 2009

Literatura e Poesia - Norte

Lindanor Celina
Uma das Principais escritoras da região


Ela nasceu em Castanhal, 21 de Outubro de 1917, mas aos 11 anos de idade se mudou para Belém, para viver em um colégio interno de Santo Antônio.
O seu primeiro prêmio foi ao escrever sobre uma estação do ano de sua preferência, o qual foi sobre o Outono.
Escreveu na Folha, em uma coluna chamada Minarete, local em que teve contato com diversos profissionais, como jornalistas, poetas, escritores entre outros.
Em 1963 saiu sua obra mais conhecida, A menina que vem de Itaiara, sendo elogiado por diversas pessoas e mídias, foi extremamente reconhecido por jornais conceituados como o Estado de São Paulo, como o melhor livro do semestre.
Lindanor Celina enriqueceu a literatura regional da Amazônia, passando pelos diversos cenários do local, contando um pouco de cada atividade e problemas enfrentados pelos moradores.
Ela faleceu em 4 de Março de 2003, em Paris, deixando 3 filhas, e várias obras para o a cultura brasileira.

Menina que vem Itaiara
“ Morávamos no Buritizal quando meu pai, num dos seus arrancos da mocidade,se mudou para Itaiara. Mamãe nunca lhe perdoou essa presepada que considerou funesta em nossa vida. Falava constante daquela viagem em noite de breu, deixando, assim tão brusco, o nosso Buritizal para um incerto lugar.
Não me dei conta da mudança.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário