quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cora Coralina: Poetisa da região Centro Oeste

Neste post contaremos um pouco a tragetória de vida da poetista e contista mais famosa da região Centro-Oeste: Cora Coralina. Nascida no estado de Goiás Cora Coralina era mulher simples, doceira de profissão que viveu longe dos grandes centros urbanos, alheio a modismos literários. Sua primeira obra poética foi com base no folclóre da região, que citava os principais pontos do cotidiano dos becos e ruas históricas do estado de Goiás.
Cora escrevia com simplicidade e seu desconhecimento acerca das regras da gramática contribuiu para que sua produção artística priorizasse a mensagem.

Curiosidades
- Cora Coralina é pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas.
- Estudou até a 4º serie.
- Viveu por quase 100 anos, nasceu no dia 20 de agosto de 1889 e morreu no dia 10 de Abril 1985, no estado de Goiás.
- Depois de seu falecimento sua casa foi transformada num museu em homenagem à sua história de vida e produção literária.

Casa de Cora Coralina nos dias de hoje, depois de transformada em museu.


Abaixo, um vídeo com um famoso poema de Cora Coralina, nas imagens do vídeo, alguns exemplos de becos e ruas que serviram de inspiração para a poetisa.

8 comentários:

  1. Muiito mara ! ( essa csa quee ela moraava !)

    ResponderExcluir
  2. Nossa ela morreu com 96 anos !

    ResponderExcluir
  3. Está em baixa. Com esse governo que temos, corrupção sem punição, salário mínimo vergonhoso, falta de emprego, falta de hospitais e de verba prá educação e prá cultura, até que o povo está sobrevivendo. De maneira lamentável, é claro. Viva o povo brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  4. em um banquete literário da minha escola, estarei protagonizando com muito prazer essa maravilhosa escritora Cora Coralina

    ResponderExcluir
  5. Eu fui ai com a escola, é muito lindinha a casa dela.

    ResponderExcluir
  6. otimo me ajudou de mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!@

    ResponderExcluir