sexta-feira, 6 de março de 2009

A turbulência econômica impactou na Cultura Nacional!
Em matéria publicada hoje ( 06.03) no Jornal O Estado de São Paulo, o Ministro interino da cultura, Alfredo Manevy, anunciou que o Ministério está preparando um pacote anticrise. Segundo a matéria, o sistema de financiamento da cultura no País está perto da asfixia. A Lei Rouanet, maior mecanismo de fomento federal, enfrenta desistências de patrocinadores importantes desde o final do ano passado. Mesmo sendo essa verba decorrente de renúncia fiscal ( Imposto de Renda), as empresas estão preferindo manter o dinheiro em caixa e cancelando compromissos pré-agendados com produtores culturais. O cenário é desanimador. Petrobrás, Banco do Braisl e Eletrobrás, estatais que estão entre as seis maiores patrocinadoras do País, estão cautelosas e cancelando patrocínios. Governos municipais estão reduzindo verbas e dilacerando programas. Outro grave problema que pode agravar tudo é o próprio orçamento do Ministério da Cultura que está para perder 75% dos recursos para investimentos. Se o orçamento for efetivamente cortado, o Ministério perderá a capacidade de fazer investimentos esse ano.
" A crise também é oportunidade - afirma o Ministro - se o Brasil investir em educação e cultura nesse momento, a oportunidade de sair reposicionado da crise é maior. O Governo reconhece que isso é relevante."

Só nos resta agora torcer para que o Brasil se reposicione e que nossos governantes adotem uma nova postura diante da Cultura Brasileira, não deixando com que a crise afete o que ja haviamos conquistado com tanto esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário